Grupo 81
Voltar
Banners site IA (900 × 600 px) (2)

Conheça o “Diálogos para prevenção da Influenza Aviária”, um e-book para práticas educativas sobre a enfermidade

Que tal uma campanha completa de prevenção à Influenza Aviária em um único livro?

Esta é a proposta do livro o livro digital “Diálogos para Prevenção da Influenza Aviária”, como parte da campanha “Influenza Aviária? Aqui não!”. O e-book, que agrega vídeos, mensagens de voz, de texto e infográficos, deve ser utilizado em projetos e atividades educativas e permite que seu conteúdo seja replicado nas mídias sociais, aplicativos de mensagens eletrônicas ou mesmo impresso.

Veja o link para o Ebook: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/defesa-agropecuaria/proesa/publicacoes/livros/serie-dialogos-para-a-saude-unica-no-campo/dialogos-influenza-aviaria/

O livro é resultado de um esforço de vários autores que se dedicaram para produzir o melhor conteúdo, de forma didática e com linguagem acessível. Ele se torna peça essencial de educação sanitária em um momento em que o Brasil redobra a vigilância para evitar a chegada da doença no país. Nesta semana foram confirmados casos na Argentina e no Uruguai. A influenza aviária já está presente também na Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Chile e Equador.

O Brasil lidera a exportação mundial de carne de frango e responde por 35% desse mercado. É também o sexto maior produtor de ovos. De acordo com dados da  Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), cada brasileiro consome 257 ovos por ano, conforme levantamento setorial realizado em 2021.

“Esta é uma importante e inovadora forma de ensinar, já que emprega as redes sociais e aplicativos de mensagem eletrônica para levar conhecimento às pessoas que trabalham e vivem no campo”, ressalta o professor Luís Fernando Soares Zuin, idealizador da metodologia de ensino-aprendizagem “Diálogos nos territórios rurais”.

O livro é composto por três partes. A primeira contém capítulos introdutórios com informações básicas para o entendimento do tema. Na segunda, é apresentada a metodologia de ensino-aprendizagem “Diálogos nos territórios rurais”, sugerindo um conjunto de atividades e seus caminhos comunicacionais, para que o assunto seja introduzido e trabalhado junto aos educandos.

Na terceira parte podem ser visualizados todos os roteiros das mensagens de voz, de texto, cartazes, infográficos e vídeos. Tudo está disponível no site do Mapa, na página do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/defesa-agropecuaria/proesa), o Proesa, e pode também ser consultado por esse canal.

Compartilhar

VEJA MAIS

Banners site IA (900 × 600 px)

Às vésperas das celebrações de fim de ano, ABPA lança campanha para turistas e moradores de áreas litorâneas

Design sem nome (5)

Na praia: o que fazer se encontrar um animal doente?

Banners site IA (900 × 600 px) (1)

Quais os sintomas de uma ave com Influenza Aviária?